Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

Em domicílio, em muitos lugares, em debate

Palco, linóleo, figurino, público, música, cenário, luz, bailarino, história. Nem todos esses elementos podem ou devem estar num trabalho de dança. Especialmente quando ele trata, dentre outras questões, justamente sobre como se faz dança hoje e o que ela requer, necessita, questiona e mobiliza enquanto produção artística.
A partir destas e muitas outras questões, começa hoje mais uma fase do projeto Dança Contemporânea em Domicílio, da bailarina Cláudia Müller.
Dança Contemporânea em Domicílio propõe “entregar” dança contemporânea em locais onde ela não é esperada, buscando espaços despercebidos, brechas no cotidiano.
Uma dança que se importa menos com movimentos concretos e mais com os espaços imaginários abertos no encontro com o espectador - consumidor: qual o lugar deste ofício, como é percebido, quais seus recursos, qual seu alcance, como é remunerado?
Qualquer pessoa pode solicitar gratuitamente Dança Contemporânea em Domicílio em qualquer lugar que queira recebê-la (em sua casa, escritório, loja, mercado, em uma praça, no café que frequenta, etc).
Além de entregas de dança, serão feitas exibições do vídeo Fora de Campo. A primeira exibição é hoje, às 16h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Rua José Higino, 115, Tijuca, 3238.0357). A exibição terá conversa mediada pelo jornalista Carlinhos Santos.
O vídeo registra experiências de entregas dança contemporânea em locais onde ela não é esperada. Na ação, busca-se a reconstrução desse acontecimento por meio do olhar daqueles que o vivenciaram, mergulhando no que persiste em cada um após a passagem desse corpo em movimento. O resgate do ponto de vista do observador torna presente a obra que permanece no fora de campo.
O vídeo é se ancora na performance Dança Contemporânea em Domicílio, de Cláudia Müller. A concepção e direção do vídeo é Cláudia Müller e Valeria Valenzuela.
Todas as movimentações deste nova fase do projeto, as interlocuções, os diálogos e algumas impressões do público serão registradas neste blog, que será uma espécie de diário dessas andanças pelo Rio de Janeiro, em locais entre a Zona sul, Centro e Zona Norte. Serão seis exibições de vídeo e 100 danças em domicílio até 30/10!


Nenhum comentário:

Postar um comentário